15 de ago. de 2009

Eletricidade sem fio

Powermat



O que é?

Trata-se de um dispositivo que permite que equipamentos eletrônicos sejam ligados ou carregados sem a utilização de fios, apenas encostando-os no Powermat.




Quais são as vantagens?

- Não é necessário utilizar tomadas, aumentando a segurança
- Não é necessário utilizar fios para ligar os aparelhos
- Mobilidade, pois é possível transportá-los com muita facilidade
- Os dispositivos do tipo “tapete” poderão carregar até 6 equipamentos via wireless e 1 via USB.
- Ocupam pouco espaço e possuem design interessante
- Consumo baixíssimo de energia se comparado aos carregadores e fontes originais dos dispositivos
- Pode ser utilizados em ambientes úmidos, como um banheiro

Como funciona?

Através de indução magnética. O dispositivo gera um campo magnético que atinge um receptor que estará plugado ao dispositivo (celular, notebook...). Este receptor irá converter este campo magnético em corrente elétrica, alimentando o equipamento.




De acordo com o fabricante, nem todos os dispositivos serão compatíveis, pelo menos por equanto.

Onde comprar?

Eles ainda não estão disponíveis para compra, mas a promessa da empresa é ainda para este ano nos Estados Unidos. E tudo indica que as vendas serão iniciadas pelos dispositivos capazes de carregar celulares e alimentar dispositivos afins.

No futuro

Sem dúvidas, todos os equipamentos elétricos e eletrônicos de uma casa ou de qualquer outro lugar serão ligados desta maneira. Embutidos nas paredes, permitirão que uma TV, um porta-retrato digital ou algum outro equipamento eletrônico sejam ligados e mudados de lugar com muita facilidade, sem a necessidade de alterar a instalação elétrica do lugar. Futuro muito próximo, de acordo com o fabricante.
Porém, existem outras formas de transmissão de energia elétrica sem fio que estão sendo estudadas, como através de ondas de calor ou por sinais de rádio.

Fonte: http://www.powermatdigital.com/

3 comentários:

  1. Este e mais um exemplo de como a tecnologia vem evoluindo a cada ano, os microprocessadores ultra potentes e um dentre eles.
    Mas em relação a essa tecnologia, se eu não me engano vem do projeto inicial de Nikola Tesla (1856-1943), a quem devemos e muito o uso e desfruto de nossos produtos eletrônicos. Nikola Tesla conseguiu acender uma lâmpada sem o uso de qualquer cabo de energia, através de um processo chamado “indução eletrodinâmica”. O mesmo criou também o "O projeto da torre Wardenclyffe", O RÁDIO, e o provável "Raio da Morte". Quando Tesla faleceu aos 87 anos de idade, seu legado de mais de 700 patentes ficou jogado na escuridão, esquecido por quase todos, salvo o governo norte-americano, que confiscou e levou todos os bens de Tesla para um depósito, onde permaneceram pelos dez anos seguintes à sua morte.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida Victor, Tesla, assim como outros gênios foram essenciais para o desenvolvimento de tecnologias que temos hoje e que virão futuramente. O interessante é que todos os dispositivos eletrônicos que utilizamos hoje são alimentados por tensão contínua, e graças ao Tesla esse tipo de tensão pode ser aproveitada desta maneira, não só as tensões alternadas.

    ResponderExcluir
  3. Tem tudo para ser sucesso, é o futuro ainda mais tecnológico que nos espera.

    ResponderExcluir